Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

Na passada quinta-feira (dia 8) decorreu a primeira reunião presencial na DreamLab, onde pude conhecer e contactar directamente com toda a equipa de trabalho presente nas instalações. Apresentações à parte, o objectivo da reunião foi proporcionar um diálogo aberto de modo a definir mais pormenorizadamente do que vai constar a minha tese e o que vai ser pedido.

 

Dentro da temática do desenvolvimento para a Web, o projecto vai incidir mais especificamente sobre o desenvolvimento de módulos ágeis que permitam uma implementação de modo generalizado. Isto é, pegar num dado serviço e, usando uma mentalidade semelhante ao conceito de “black box”, programar o mesmo de modo a que este possa ser vendido como um módulo minimamente autónomo e reutilizado/reaproveitado, sempre que possível. Assim, a minha investigação vai recair em modos de rentabilizar o processo de desenvolvimento de conteúdos Web, de maneira a que não seja necessário um refazer constante para pedidos semelhantes. Com isto em mente, a pergunta de partida será algo do género Qual a melhor maneira de desenvolver módulos reaproveitáveis para a Web?. Assim, os resultados práticos deverão apontar para metodologias e lógicas de implementação e vão estar intimamente ligados aos resultados de aplicações em diferentes contextos que eu irei testar durante o processo de investigação. Nesta linha de pensamento e para fins da investigação em questão, o mais importante a contemplar é a camada de especificação e este projecto irá ainda incluir tudo até à fase de prototipagem, tendo em conta as metodologias de implementação de projectos mais comuns. Tendo em conta o objectivo desta dissertação, neste caso particular os requisitos base partem directamente da DreamLab, e os produtos a prototipar poderão passar pelos serviços recorrentes como newsletters, áreas de conteúdos reservadas aos clientes ou qualquer outra que possa surgir pelo caminho, que se revele interessante dentro do contexto geral.

 

Finalmente, e numa preocupação mais de cariz técnico, a DreamLab actualmente produz conteúdos em Flash com integração a bases de dados, XML, ActionScript 2 e está agora em fase de migração para o ActionScript 3, tudo linguagens nas quais eu terei que estar à vontade, numa fase mais avançada da minha investigação.

 


Arquivado em:


Sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Enquadramento Metodológic...

Modelo de Análise

ENTREVISTA - Actividade D...

Meta - Proposta de Índice...

Meta - Projecto de Disser...

Meta - Projecto de Disser...

Meta - Seminário

SPORE - Actividade de Aul...

Reunião na DreamLab

Mais sobre a Modularidade

Arquivo

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Arquivado em

conteúdos

dissertação

exercícios

metas

novidades

reuniões

seminário

todas as tags

Visita Número
Visitem Também
investigação MCMM

my agile bok

subscrever feeds